BLOG

Mito ou verdade: O papel vai acabar?

Aqui na Click Impresso, a gráfica maior gráfica expressa do sul do país, o trabalho nas impressoras é constante. Ainda sim, seguidamente nos perguntam sobre o tão falado fim do papel, ou mais precisamente, fim dos impressos. Será que isso vai acontecer mesmo? É fato que muitas organizações, bancos, serviços públicos e privados estão migrando para o meio digital e até cobrando tarifas de consumidores que desejam receber sua comunicação impressa (TWO SIDES,2021). Mas isso significa o fim do papel? Bem, considere algumas boas razões pelas quais a impressão no papel, embora tenha diminuído nesses últimos anos, ainda tenha um grande espaço no mercado:

CONFIANÇA: Embora um grande número de pessoas esteja buscando informação e comunicação por meios digitais, é bem verdade que muitos outros ainda confiam mais no que está escrito no papel. Em especial hoje, com a grande instantaneidade da internet, informações no papel apresentam uma sensação de segurança e confiabilidade maior. É mais difícil disseminar fake news no papel, porque o impresso é diferente de um post numa rede social, que pode ser apagado a qualquer momento. Além disso, as fontes dos impressos são mais verificáveis.

GOSTO PESSOAL: Ainda que a maioria das pessoas tenha um celular, muitas delas preferem ler no papel. Muitos revelam que inclusive compreendem melhor uma leitura ou informação impressa em papel. Muitos revelam que uma das coisas que os mantêm fiéis aos impressos em papel, é porque não é necessário cadastrar senhas ou revelar dados pessoais.

SAÚDE: É verdade que é muito falado sobre o impacto do uso do papel no meio ambiente e por consequência na saúde das pessoas. Porém, empresas de papel conceituadas trabalham com rígido controle ambiental, a fim de serem auto sustentáveis. É verdade também que o uso indiscriminado de telas luminosas de computadores e celulares também é prejudicial à saúde física e emocional das pessoas.

O certo é que tanto o impresso como o digital tem seus lugares definidos e não competem entre si. Cada um tem seu uso específico e não podem ser ignorados. Antes de tomar alguma decisão sobre a veiculação de seu trabalho, pense nas vantagens e desvantagens da impressão x digital. E se precisar de ajuda, em qualquer um dos casos, fale com nossos profissionais, que teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.

13.09

Exija qualidade na impressão

A Click Impresso, a maior gráfica expressa do sul do país, tem a qualidade de seus impressos como o principal diferencial de seus serviços. Mas o que contribui para um material ser impresso com excelente qualidade? Vejamos 4 fatores:

PAPEL – materiais diferentes exigem papéis diferentes. Alguns trabalhos pedem papel couché, pelo destaque que dá para os detalhes. Outros trabalhos ficam melhor no offset, até pelo custo x benefício. É muito importante consultar um profissional experiente na hora de escolher o papel mais indicado para seu impresso.

CONFIGURAÇÕES DO ARQUIVO DIGITAL – antes de se tornar impresso, o arquivo digital precisa ser analisado na pré impressão (leia o artigo Tudo Começa na Pré impressão!).  A resolução está adequada? Está corretamente calibrado no modo de cor CMYK para impressão? Se for em papel reciclado, o trabalho foi pensado e calibrado para esse tipo de papel? Tudo isto deve ser analisado com cuidado no setor da pré-impressão, para um impresso sair de acordo com a necessidade e o desejo do cliente.

EQUIPAMENTOS – é preciso avaliar se o trabalho sairá melhor no digital ou offset (Artigo sobre Impressão OffSet e Impressão Digital). As máquinas precisam estar calibradas corretamente, para que o que for visto na tela, seja visto também no papel. Além disso, se o próprio equipamento não for de boa qualidade, o trabalho também não sairá com boa qualidade.

PRAZO – de nada adianta observar os fatores acima, se a gráfica não é comprometida com a agilidade e o cumprimento de prazos que o mercado de hoje exige. Por tudo isso, escolha um fornecedor que entenda sua demanda. Estamos sempre prontos e preparados para fornecer impressos dentro dos rigorosos padrões mencionados acima. Ah! E dentro da sua urgência, claro… Converse com nossos profissionais e comprove porque somos a gráfica mais requisitada quando o assunto é impressão de qualidade.

Para produções de qualidade

A Click Impresso tem como um de seus recursos o estúdio Impresul. Que é um espaço completo para produções fotográficas de qualidade em Porto Alegre. Conta com dois ambientes, cozinha, camarim e alguns diferenciais que vale a pena conferir:

● área total de 500 m2 exclusivos para locação;
● equipamentos de iluminação Broncolor (geradores, refletores, tochas e outros)
● passarela para o cliente acompanhar o trabalho de todos os ângulos;
● suporte total em tratamento de imagens;
● suporte total em pré-impressão;
● suporte total em casos de impressão, inclusive de cenários em tamanhos gigantes.

Caso você precise de um local diferenciado para produções de qualidade, entre em contato com nossos atendentes, eles lhe encaminharão ao departamento comercial da Impresul  para então agendar uma visita ao nosso estúdio.

top-view-of-graphic-designer-working

Tudo começa na Pré-Impressão!

Como o próprio nome explica, a pré-impressão é o processo anterior à impressão. Sendo mais preciso, é todo o processo que abrange desde a concepção de um trabalho até a sua impressão, realizando a necessária adequação dos arquivos. Mas qual é a necessidade da pré-impressão? Imagine que na hora da criação do seu trabalho, você pensou bem e, depois de vários testes, decidiu finalmente a paleta de cores. Ou então teve um grande trabalho na produção e escolha das imagens. Se o arquivo fosse enviado direto para a gráfica imprimir, seria grande a possibilidade de sair bem diferente do que você imaginava, ou então de sair algo errado. É justamente aí que entra o processo de pré-impressão, onde se faz um “pente fino” antes de mandar os arquivos para a gráfica. O objetivo da pré-impressão é fazer o trabalho sair “redondinho”, ou seja, exatamente como você projetou. Ou, se por acaso isso não for possível, adequá-lo da melhor maneira possível.

Olhe alguns fatores que são cuidados na fase de pré-impressão:
● Checagem do formato, se está de acordo com a necessidade do cliente, e se precisa de sangria;
● Checagem da resolução, permitindo que tanto as imagens quanto os textos possam sair em ótima qualidade;
● Checagem dos modos de cor, RGB ou CMYK, dependendo da finalidade. Se esse passo não for analisado corretamente, as cores do trabalho podem sair bem diferentes do que se projetou;
● Checagem da leitura dos textos – ainda mais se forem textos bem pequenos. Também é verificado a leitura de textos pretos em fundos escuros ou vice versa, para que não se perca nenhuma informação;
● Montagem de um boneco, ou protótipo, tornando o trabalho visível de forma física, evidenciando possíveis problemas de design, ortografia, gramática, visibilidade das imagens e cores. É bem importante você sentir em sua mão o seu projeto e solicitar alguma correção, antes de ser impresso.

Viu quanta coisa se verifica na pré-impressão? Se você quer se assegurar que seu trabalho saia corretamente, fale com nossos profissionais de pré-impressão. Nosso trabalho é realizar toda a verificação necessária, garantindo a segurança e a qualidade do seu impresso.

WhatsApp Image 2021-05-19 at 09.57.59

Comunicação Visual e sua empresa

Que mensagem você quer transmitir de sua empresa? Sem dúvida nenhuma, seja qual for o seu negócio, você quer despertar a atenção do seu cliente. Mais do que isso, você quer que ele tenha interesse no seu produto, que entenda a mensagem que você gostaria de passar. Aí entra o que chamamos de comunicação visual. Mas o que é exatamente isso? De acordo com o site InfoEscola, “a comunicação visual é todo meio de comunicação que se expressa por meio de signos não verbais, ou seja, utilizando componentes visuais para transmitir o que deseja.” Esse tipo de comunicação começou com as pinturas rupestres feitas pelos homens primitivos nas cavernas. Hoje estamos cercados de comunicação visual: nos sinais de trânsito, nos símbolos das placas de rua, nas portas dos banheiros e repartições públicas, nos outdoors e propagandas de rua entre tantos outros exemplos.

Mas qual a vantagem de uma empresa investir em comunicação visual? Vejamos:

1) Rápida compreensão: Os textos são fundamentais em qualquer propaganda, mas usar apenas textos pode ser um “tiro no próprio pé.” Um texto, se não for bem pensado, pode ser de difícil compreensão, pode ser muito longo ou pode ser mal interpretado. Ao contrário, uma imagem bem escolhida é de rápida compreensão e, associada a um bom texto, fica gravada na memória;

2) Globalização: Hoje em dia uma empresa pode ter clientes em potencial de qualquer nacionalidade, ainda mais na internet. Uma boa imagem pode ser compreendida em praticamente qualquer idioma;

3) Fidelização: A comunicação visual quando bem empregada gera simpatia e carisma com o público-alvo. A consequência disso é a fidelização do cliente, tornando possível ele se identificar com sua marca.

Precisando de comunicação visual em uma imensa variedade de impressão, inclusive em grandes formatos, como outdoors, frontlights, lonas e até cenários de TV, pode contar com a nossa expertise.

5267560

A revanche da impressão digital

No nosso último post, comentamos sobre os benefícios da impressão offset, e como ela envolve tecnologia e arte ao mesmo tempo. Considerando apenas essa postagem, parece que a impressão digital deixa a desejar. Mas a verdade é que não é bem assim. A impressão digital também possui suas muitas vantagens e abaixo vamos comentar apenas três pontos altos desse tipo de impressão:

1) Economia: esse é um fator que não pode ser negligenciado, ainda mais no atual cenário. Diferente da impressão offset, a impressão digital possui custos baixos, o que torna uma excelente alternativa para tiragens curtas. Como a impressão digital envolve bem menos processos, em caso de correção ou alteração no trabalho, não ocorre perda de materiais, como matrizes, por exemplo. Isso gera economia para o cliente, para a empresa e ainda por cima para o meio ambiente.

2) Flexibilidade: esse tipo de impressão é muito versátil, fornecendo um leque de opções para o cliente. Pode ser facilmente aplicado em rotulagem, design gráfico e de moda, joalheria, merchandising, entre outros. Além disso, é possível imprimir informação em praticamente qualquer tipo de superfície.

3) Prazos: como a impressão digital envolve bem menos processos em comparação com a offset, o fator prazo fica muito favorecido. Além disso, a digital facilita a produção de tiragens curtas a baixo custo, facilitando e agilizando a produção. Ganha-se um tempo valioso. E com menos processos envolvidos, surge até a possibilidade da realização de testes de impressão, o que garante ainda mais excelência ao material entregue ao cliente.

Para encerrar esse comentário, é importante enfatizar que as duas formas de impressão tem seu valor e aplicabilidade. O que vai determinar qual é a melhor é a sua necessidade. Como posso saber que tipo de impressão vou escolher? Fale com nosso atendimento. Teremos prazer em explicar a aplicação do offset ou digital no seu trabalho específico, tirando todas as dúvidas quanto a melhor escolha a ser feita.

infografico-impressao-offset

A arte envolvida na Impressão Offset

O nome inglês, offset – que significa fora do lugar – vem do fato dessa impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário antes de ir para o papel. Como funciona? É caro? Vale a pena? São perguntas que vamos considerar a seguir:

Como Funciona
De forma bem resumida, podemos dizer que a impressão offset é um processo que consiste da interação entre água e gordura (a tinta offset é de consistência gordurosa). O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel. Por isso a matriz (chapa offset) é legível mesmo antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde a matriz é espelhada (texto escritos invertidos).
Fonte:https://www.expoprint.com.br/

É caro?
A resposta mais correta seria: depende. Depende de sua necessidade. Se a sua demanda de impressão envolve pequenas tiragens, a impressão digital provavelmente valerá mais a pena. Agora, se você precisa de média a grandes tiragens, a impressão offset é o mais indicado no seu caso pelo custo x benefício e por outras vantagens que veremos a seguir.

Vale a pena?
Os benefícios falam por si mesmos:
1) a qualidade é superior à impressão digital (pois a tinta penetra no substrato);
2) permite a impressão em um maior número de substratos;
3) custo x benefício maior em grandes tiragens;
4) possibilita a impressão em grandes formatos e
5) possibilita grande velocidade de impressão.

Caso você precise de suporte para impressão offset, não coloque seu projeto em risco. Embora esse processo de impressão seja uma “arte”, também envolve muita tecnologia. É necessário conhecimento das etapas, experiência e profissionais treinados para não haver erros. Se o seu trabalho precisa de alta qualidade, velocidade e impressão em diferentes materiais, não erre a mão. Pode nos procurar que estamos preparados para tirar suas dúvidas.

Close-up of female postwoman signing parcels at the table at post office

A logística na vida da empresa

A palavra logística vem do grego, que significa contabilidade e organização. Também tem sua origem no francês “logistique”, que significa “arte que trata do planejamento e realização de vários projetos” (significados.com). Com sua origem nas guerras, onde era preciso armazenar, organizar e transportar suprimentos, hoje a logística é parte essencial de uma empresa. E o gestor que desconsidera essa necessidade está um passo atrás no seu negócio.

Conforme bem claro na sua definição, a logística tem tudo a ver com organização e planejamento, conceitos fundamentais na vida de uma empresa. Quando pensamos em logística, em geral pensamos apenas no transporte de materiais. Mas sua aplicação abrange muito mais que isso. O profissional de logística cuida do almoxarifado, do recebimento de insumos e materiais, controle de produção e compras, integrando vários setores de uma empresa.

Mas embora a logística esteja envolvida em todas essas aplicações, existe um fator em comum que norteia a condução de todo o processo: o prazo. Sim, o prazo é a meta a ser alcançada em toda essa cadeia produtiva e é a razão para todo o planejamento. O prazo, que nada mais é do que a necessidade do cliente, é o grande responsável pela realização de uma estrutura de planejamento. Assim sendo, a logística está diretamente envolvida na atenção da necessidade do cliente.

Planejamento, organização e cumprimento do prazo: nós consideramos esses valores essenciais no desenvolvimento do nosso trabalho. Se precisar de um atendimento sério, com a logística adequada para atender seu projeto, pode contar conosco.

91

Acabamentos

A aplicação de alguns acabamentos mais sofisticados ocorre quando se pretende realçar alguns detalhes específicos de um impresso. Entre os mais utilizados destacam-se;

Laminação: é o processo de revestir o impresso com uma camada de plástico adesivo, podendo ser brilho ou fosco;

Verniz: é um produto transparente de alto brilho que gera um aspecto sofisticado ao impresso. Muito usado em cartões de visitas, cardápios e capas de livros entre outros. Pode ser texturizado e inclusive possuir aroma.

Estampa: A estampa é o acabamento gráfico feito para moldar papéis conforme a necessidade, criando formatos personalizados. É muito usado para confeccionar caixas e embalagens personalizadas. Para isso são usados metais pré-moldados, chamados de “facas”, ou equipamentos a laser.

Hot stamping: O hot stamping é muito parecido com o verniz UV localizado, a diferença é que no hot stamping, como o nome já diz, a transferência da “estampa” é feita através de calor. Apesar de ser encontrado em diversas cores, as mais comuns são prata e dourado.

Bordas arredondadas: A borda arredondada é um acabamento simples, e não precisa ser feito com as tradicionais facas, hoje em dia existem outros equipamentos que produzem esse tipo de acabamento com custos mais baixos. Lembrando que não é obrigatório arredondar os quatro cantos, você pode optar um, dois ou três cantos separadamente.

Relevo: O relevo é perfeito para criar uma sensação diferenciada ao toque, agregando sofisticação ao impresso. Entre as opções, você pode escolher entre o relevo alto ou profundo. Sua aplicação requer um papel mais encorpado, ou seja, com maior gramatura.

Dispomos de todos os tipos de acabamento que fazem do seu impresso uma verdadeira obra prima da arte gráfica.

WhatsApp Image 2021-05-19 at 15.11.36

Personalize Já!

Identidade, criatividade, expressão, a busca por uma experiência única. Todas essas palavras estão relacionadas com a personalização de objetos. Esse mercado está em alta e é interessante refletir um pouco sobre o porquê gostamos tanto de usar uma caneca com o nosso nome.

Num mundo com tantos produtos à nossa disposição, o setor de personalização tem sido um diferencial. Quem não cola os olhos numa caneca diferente, seja com uma foto criativa ou alguma frase de impacto? Ou então, quem consegue evitar olhar uma camiseta com uma foto de família, de um animalzinho ou mesmo um meme criativo? Sim, nesse mundo de iguais, de produtos feitos em linha de produção, muitos sentem a necessidade de se destacar, de ser diferentes e criativos, como foi dito no início. Aí entra a grande variedade de produtos personalizados. Na verdade, é até incorreto dizer que a variedade dos produtos personalizados é grande. De fato, são infinitas as possibilidades de personalização, sendo limitadas apenas pela imaginação do consumidor.

Mas a personalização não está delimitada apenas aos produtos que nós queremos usar. A grande sacada da personalização é quando chega o momento de presentear alguém. Ainda mais nos momentos em que estamos sem ideias. A personalização chegou para oferecer não apenas uma lembrancinha, mas uma experiência, uma brincadeira de bom gosto, uma memória afetiva, algo que provoque nostalgia. Tudo depende da impressão que você quer causar.

Gostou das possibilidades da personalização de objetos? Então experimente com sua família, com seus amigos. Desafie a sua criatividade. Surpreenda quem você ama! E se precisar de uma ajuda, estamos aqui para te dar todo o suporte necessário.